Sem Terra realizam marcha pelo Centro de Maceió

Os cerca de dois mil trabalhadores rurais acampados desde esta segunda-feira (8/6) na praça Sinimbu sairam em marcha na manhã desta terça-feira (9/6) pelas ruas do Centro de Maceió. A Jornada Nacional em Defesa da Educação, do Pronera e da Reforma Agrária trouxe à capital as reivindicações dos movimentos rurais no campo educacional, como a requalificação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A marcha deve passar pelo Palácio República dos Palmares, com o objetivo de pressionar por uma audiência na manhã desta quarta-feira (10/6) com o governador.

Oriundos de diversas regiões do estado, desde o litoral norte até o sertão, os trabalhadores rurais vêm a Maceió também motivados pelas demandas estruturais de cada assentamento ou acampamento. Com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o movimento deve se reunir às 11h para cobrar agilidade na execução da Reforma Agrária, um planejamento das vistorias pendentes em áreas de conflito, maior infra-estrutura (estradas, iluminação, abastecimento de água), entre outras demandas imediatas.

As manifestações por todo o país na Jornada Nacional em Defesa da Educação, do Pronera e da Reforma Agrária denunciam a paralizia pela qual passa a Reforma Agrária. O corte de 62% do Pronera em 2008 foi mais um sinal desta falência. Há regiões em Alagoas já ocupadas há mais de 5 anos que o Incra sequer vistoriou.