Nome do soldado que atirou em Elton Brum não é divulgado

A cúpula da Segurança Pública gaúcha decidiu não divulgar o nome do policial que atirou e matou o Sem Terra Elton Brum da Silva durante despejo da Fazenda Southall, em São Gabriel. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (28/8) em coletiva de imprensa. Segundo os representantes da Segurança, a autoria irá permanecer em sigilo até o final do inquérito, que deve durar pelo menos 40 dias. O motivo é para não atrapalhar as investigações. Integrantes de organizações de direitos humanos criticaram a não-revelação do nome, afirmando que é um direito da população saber quem é o criminoso.

A cúpula da Segurança Pública gaúcha decidiu não divulgar o nome do policial que atirou e matou o Sem Terra Elton Brum da Silva durante despejo da Fazenda Southall, em São Gabriel. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (28/8) em coletiva de imprensa.

Segundo os representantes da Segurança, a autoria irá permanecer em sigilo até o final do inquérito, que deve durar pelo menos 40 dias. O motivo é para não atrapalhar as investigações. Integrantes de organizações de direitos humanos criticaram a não-revelação do nome, afirmando que é um direito da população saber quem é o criminoso.

Soldado confessa que atirou em Sem Terra no RS

Foi um soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul o autor do disparo que matou o Sem Terra Elton Brum da Silva, na reintegração de posse da fazenda Southall, em São Gabriel (321 km de Porto Alegre), na última sexta-feira (21/8).

É o que concluiu investigação da Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público. O nome do soldado não foi revelado. Ele assumiu a autoria do assassinato após assistir, na quarta-feira (26/8), um vídeo da ação feito pela Brigada Militar.

Brum foi baleado nas costas. Cerca de 300 policiais participaram do despejo violento, que retirou 550 integrantes do MST do local, ocupado desde o dia 12.

Nesta quinta-feira (27/8), foram realizados bloqueios de rodovias, marchas e vigílias em todo o Rio Grande do Sul para marcar o sétimo dia da morte do Sem Terra.

(Com informações da Agência Chasque e Folha de S. Paulo)