Kátia Abreu faz discurso inflamado ameaçando MST

Da Radioagência NP A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM), declarou que os grandes produtores são “pessoas humildes, mas não fracas”. A frase foi dirigida ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Kátia Abreu, representante da bancada ruralista no congresso, discursou na cerimônia de inauguração da feira de agronegócio Expointer 2009, em Esteio (RS).

Da Radioagência NP

A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM), declarou que os grandes produtores são “pessoas humildes, mas não fracas”. A frase foi dirigida ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Kátia Abreu, representante da bancada ruralista no congresso, discursou na cerimônia de inauguração da feira de agronegócio Expointer 2009, em Esteio (RS).

“Quero dizer a esses senhores do MST que nós produtores somos pessoas humildes, mas não somos fracos. Estamos esperando a proteção do Estado brasileiro, mas não nos furtaremos de praticar o artigo 1.210, parágrafo primeiro, do Código Civil Brasileiro, que permite a legítima defesa da posse”, ameaçou a senadora diante de autoridades, produtores e visitantes da feira agropecuária.

O jurista Hélio Bicudo, reconhecido por apoiar a luta travada pelos direitos humanos, discorda da posição da senadora. Para ele, o MST possui uma luta legítima pela realização da reforma agrária.

“O MST é o único movimento verdadeiramente popular no Brasil e que não luta pela posse da terra, mas pela terra enquanto complemento da vida do homem. Já faz algum tempo que o MST vem criando autonomia e não contando mais com o governo para a realização desta grande reforma.”

Hélio também comenta a declaração da senadora, que disse que caso o Estado não cumpra a proteção à posse, recorrerá a um artigo da Constituição que garante que o proprietário use força própria, caso tenha receio de violência em protestos pela terra.

“Os direitos sociais estão acima dos direitos individuais. Naturalmente, as pessoas que buscam a terra são consideradas vítimas do capitalismo e do Estado brasileiro e, sendo vítimas, elas tem preferência na interpretação de todas as leis.”

Recentemente, Kátia Abreu foi uma das vencedoras do Prêmio Parlamentares Inimigos da Amazônia 2009. O prêmio lista os senadores e deputados federais envolvidos com a destruição da Amazônia.