Monsanto anuncia que vai demitir mais de mil trabalhadores

A transnacional Monsanto anunciou que vai demitir 1,8 mil trabalhadores, o equivalente a 8% do total de funcionários da companhia no mundo. O número é o dobro do corte de 900 postos anunciado em junho. A empresa informou que sua receita está diminuindo diante da queda nas vendas do herbicida Roundup, por causa da concorrência com outros produtos e também da contração da renda dos agricultores. Como?

A transnacional Monsanto anunciou que vai demitir 1,8 mil trabalhadores, o equivalente a 8% do total de funcionários da companhia no mundo.

O número é o dobro do corte de 900 postos anunciado em junho. A empresa informou que sua receita está diminuindo diante da queda nas vendas do herbicida Roundup, por causa da concorrência com outros produtos e também da contração da renda dos agricultores.

Como?

Ao menos no Brasil, a empresa não tem do que reclamar. De 2007 a 2008, as vendas da Monsanto aumentaram em 55,6 milhões de dólares. Nosso país ocupa hoje o posto de maior consumidor de venenos do mundo. A posição, antes ocupada pelos Estados Unidos, foi assumida em 2008, ano em que o mercado de agrotóxicos movimentou sete bilhões de dólares.

Foi no ano passado também que uma série de decisões judiciais – obtidas após recursos movidos por empresas de agrotóxicos – impediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realizar a reavaliação de 14 ingredientes ativos (utilizados em mais de 200 agrotóxicos).

Esse cenário contribuiu para o Brasil continuar a produzir e importar agrotóxicos proibidos em diversos países do mundo. Segundo informações do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz, o que não é vendido União Européia, Estados Unidos, Canadá, Japão e China, acaba vindo para o mercado brasileiro.