Rio Madeira: Absolvidos funcionários do Ibama acusados de crime ambiental

Do Movimento dos Atingidos por Barragens Em sentença proferida no último dia 10/9, o Juiz Federal da 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Élcio Arruda, absolveu o presidente do Ibama , Roberto Messias Franco e o Diretor de Licenciamento, Sebastião Custódio Pires, acusados de cometer irregularidades na concessão da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. O argumento utilizado pelo Juiz foi de que “a emissão de licenças ambientais independe de conclusão de Estudo de Impacto Ambiental”.

Do Movimento dos Atingidos por Barragens

Em sentença proferida no último dia 10/9, o Juiz Federal da 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Élcio Arruda, absolveu o presidente do Ibama , Roberto Messias Franco e o Diretor de Licenciamento, Sebastião Custódio Pires, acusados de cometer irregularidades na concessão da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.

O argumento utilizado pelo Juiz foi de que “a emissão de licenças ambientais independe de conclusão de Estudo de Impacto Ambiental”.

Segundo a coordenação do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), este argumento é absurdo. “Se a licença ambiental independe dos estudos de impacto ambiental, então porque o solicitam? Porque existe o Ibama? Isso mostra o poder das empresas construtoras de barragens, que passam por cima de tudo, inclusive da justiça, para obterem os seus lucros mais rapidamente”, denunciou o Movimento.

O Ministério Público Federal, em junho deste ano, considerou que a expedição da licença de Instalação da Hidrelétrica de Jirau “encerra um dos maiores delitos ambientais impostos à sociedade”. De acordo com esse argumento, o MPF junto com o Ministério Público regional de Rondônia entrou com uma Ação de Improbidade Administrativa contra os funcionários do IBAMA.

Uma prova dos enormes impactos causados pelas hidrelétricas no Rio madeira foi a morte de 11 toneladas de peixe causadas pelas obras da Hidrelétrica de Santo Antonio.

O consórcio Madeira Energia S/A (Mesa), responsável pela construção da Hidrelétrica multado pelo IBAMA.

Recentemente, os ribeirinhos da região denunciaram na imprensa local o fato dos peixes tradicionais do rio Madeira, como Mandi, Pacu e Bico de Pato estarem desaparecendo e prejudicando o modo de vida daquela comunidade.