Vídeo sobre 25 anos do MST integra mostra da Cooperifa

Na segunda-feira (21/09), às 20h, a já tradicional sessão do Cinema na Laje, realizada pela Cooperifa, apresenta a mostra "Poesia em Pessoas e Atos - sobre marchas e formas de resistência", que traz a exibição de vários vídeos curta-metragem sobre processos de resistência. Dentre entre eles está a produção "Crescemos somente na ousadia", uma homenagem aos 25 anos do MST.

Na segunda-feira (21/09), às 20h, a já tradicional sessão do Cinema na Laje, realizada pela Cooperifa, apresenta a mostra “Poesia em Pessoas e Atos – sobre marchas e formas de resistência”, que traz a exibição de vários vídeos curta-metragem sobre processos de resistência. Dentre entre eles está a produção “Crescemos somente na ousadia”, uma homenagem aos 25 anos do MST.

Cinema na Laje acontece quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, e exibe documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo gratuitamente para a comunidade. O projeto também foi criado para dar luz ao cinema produzido pelos jovens da região e levar cidadania através da sétima arte.

A sessaõ da próxima segunda-feira contará ainda com as presenças especiais das Mães da Baixada Santista – vítimas dos ataques da polícia em maio de 2006 – e do guerreiro e poeta Sem Terra, Luiz Beltrame, com seus 101 anos de luta.

Ao final da sessão serão distribuídos alguns DVDs contendo todos os filmes exibidos nesta pequena mostra. A Cooperifa ainda manda avisar: a entrada é franca, a pipoca é grátis e a lua sincera.

Programação:

SEU LUIZ BELTRAME: 100 ANOS DE POESIA EM MARCHA (MST-SP e PassaPalavra, 5 min, Campinas, agosto de 2009) O filme registra a abertura da Marcha Estadual do MST-SP, em agosto de 2009, feita pelo guerreiro e poeta sem-terra Seu Luiz Beltrame, de 100 anos de idade. (Seu Luiz deverá marcar presença na sessão).

O MURO QUE DIVIDE A GENTE (Periferia Ativa, 10 min, São Paulo, 2006) O filme registra o cotidiano de algumas pessoas da comunidade do Jd. Helga e Jd Paris, nos extremo sul de São Paulo, frente à incômoda presença de alguns muros na quebrada. (o pessoal do Helga e Paris deverá marcar presença na sessão).

SEGURANDO AS PONTAS (Anistia Internacional, 15 min, Santos, 2009) O filme registra a história de algumas famílias, na periferia da Baixada Santista, antes e depois da perda de seus filhos durante os ataques da
polícia em maio de 2006, no episódio terrível que ficou conhecido como os “Crimes de Maio”. (algumas das companheiras Mães de Maio deverão marcar presença na sessão)

COCAIA LUTA (Moradores do Pq. Cocaia 1, 9 min, São Paulo, fevereiro de 2009) O filme registra a resistência de algumas famílias do Parque Residencial Cocaia 1, extremo sul de São Paulo, frente aos despejos de suas casas relacionados à Operação Defesa das Águas. (o pessoal do Pq. Cocaia 1
deverá marcar presença na sessão)

CRESCEMOS SOMENTE NA OUSADIA (MST-SP e PassaPalavra, 24 min, São Paulo, agosto de 2009)
O filme é uma homenagem aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a partir de imagens da última marcha realizada pelo movimento no estado de São Paulo, depoimentos de parceiros e parceiras, e algumas imagens históricas de sua trajetória. (alguns companheiros do MST-SP deverão marcar presença na sessão)

NA REAL DO REAL (Favela Atitude, 7 min, São Paulo, 2007) O filme registra a resistência dos moradores da Favela Real Parque frente aos despejos relacionados à especulação imobiliária na região da Ponte
Estaiada , na Marginal Pinheiros. (o pessoal do Favela Atitude deverá marcar presença na sessão).

* O Cinema na Laje acontece na Laje do Zé Batidão, na rua Bartolomeu dos Santos, 797, Chácara Santana, Zona Sul de São Paulo. http://colecionadordepedras1.blogspot.com/