MST participa de Feira de Reforma Agrária no Piauí

Tiveram início nesta quarta-feira (23/9) as atividades da VI Edição da Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas (VI Ferapi). Com o tema “Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida”, os agricultores familiares, quilombolas, estão tendo, mais uma vez, oportunidade de mostrar seus trabalhos tanto na área agrícola, quanto artesanal, de forma a destacar que é possível produzir sem agredir o meio ambiente. Fortalecimento da ideia de reforma agrária

Tiveram início nesta quarta-feira (23/9) as atividades da VI Edição da Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas (VI Ferapi).

Com o tema “Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida”, os agricultores familiares, quilombolas, estão tendo, mais uma vez, oportunidade de mostrar seus trabalhos tanto na área agrícola, quanto artesanal, de forma a destacar que é possível produzir sem agredir o meio ambiente.

Fortalecimento da ideia de reforma agrária

Para Elemar Luciano Pereira Bilha, integrante do MST, este ano a Ferapi cresceu na questão da unificação dos movimentos, como MST e Quilombolas trazendo um caráter de luta à feira, e em sua opinião o resultado disso são as temáticas escolhidas como meio ambiente, reforma agrária e agricultura familiar. Luciano ainda destaca que, apesar da feira não ser numa época de forte produção agrícola, traz certo contato de campo e cidade.

“Além do lado comercial, A Ferapi traz um lado de formação com seminários e palestras e plenárias, um momento do agricultor sair do trabalho braçal, para um momento intelectual, além de compartilhar experiências”, destaca Luciano.

Histórias de autoestima

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) está presente no histórico da Feira, tendo em vista que trabalha prestando assistência técnica aos agricultores familiares em assentamentos e comunidades rurais quilombolas em todo o Estado.

Durante a solenidade da abertura da feira, o diretor-geral do Emater ressalta dois importantes aspectos da Ferapi. O primeiro, a autoestima e a valorização das pessoas. “Essas comunidades nunca mais serão as mesmas. Agora eles têm orgulho da sua terra, capacitados para tal, vivem e geram renda”, comenta Guedes.

Outro aspecto de grande importância citado por Guedes é o empreendedorismo. “Através dos esforços e das parcerias, conseguimos dar uma grande alavancada para promover o pequeno empreendedor”, comenta, citando exemplos como do município de Paulistana, onde 20 famílias vivem e geram renda, oriunda da horta familiar e ovinocaprinocultura.

“Visitamos o assentamento Santa Teresa, região de Uruçuí, no cerrado piauiense. Lá, vive uma descendente indígena chamada Dan”, disse Guedes, acrescentando que ela possui trezentas galinhas caipiras, horta comunitária e gado leiteiro. “Tudo isso são exemplos de assistência técnica, capacitação e empreendedorismo”, conclui. Dan participa da VI Ferapi comercializando seus produtos.

A VI Ferapi acontece até esta sexta-feira (25/9), na Praça Pedro II, no Centro de Comercialização do Artesanato Mestre Dezinho. É realizada anualmente pelos movimentos sociais e comunidades quilombolas para divulgar a produção cultural e alimentar de agricultores familiares, com apoio dos governos estadual e federal.

Com informações do Portal do Governo do Piauí