Imagens dos 25 anos do MST são expostas no Paraná

Da Agência de Notícias do Estado do Paraná A I Semana Americana de Solidariedade com os Povos – Homenagem aos poetas da América será aberta, oficialmente, nesta terça-feira (6/10), às 14h, na Biblioteca Pública do Paraná, com exposição de cartazes sobre cinema e apresentação do filme mexicano “El fraude”, de Luis Mandoki.

Da Agência de Notícias do Estado do Paraná

A I Semana Americana de Solidariedade com os Povos – Homenagem aos poetas da América será aberta, oficialmente, nesta terça-feira (6/10), às 14h, na Biblioteca Pública do Paraná, com exposição de cartazes sobre cinema e apresentação do filme mexicano “El fraude”, de Luis Mandoki.

Em seguida, haverá debate com Jorge Hernández. Durante a semana serão exibidos mais filmes. Na Biblioteca Pública estão programadas exibições de documentários chilenos, na quarta-feira (7/10), Che, na quinta-feira (8/10), e Torturados em Curitiba, na sexta-feira (9/10), sempre às 14h, com entrada franca.

Outra exposição será aberta nesta terça-feira (6/10), na Biblioteca Pública. A mostra, que segue até o próximo dia 17, vai marcar os 25 anos de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado em Cascavel. São 24 fotos, escolhidas entre milhares de imagens, mostrando as ações, marchas e a trajetória do movimento. “É um marco numa trajetória histórica construída coletivamente. É um movimento social camponês, autônomo, que luta pela terra, pela reforma agrária e transformações sociais que acreditam ser necessárias ao País”, analisa a jornalista Solange Engelmann, que vem de família de agricultores assentada em Querência do Norte, no noroeste do Paraná, e é responsável pela divulgação dos trabalhos.

CAMPANHA – Solange conta que, ao longo desses 25 anos, o MST sempre teve a solidariedade de pessoas que acreditam na luta pela reforma agrária e pela transformação social. Uma dessas pessoas é o artista plástico Gershon Knispel, que se propôs a fazer uma coleção de gravuras mesclando a saga da luta dos povos, desenhos de Oscar Niemeyer e a luta pela reforma agrária. Agora o movimento foi presenteado com 20 gravuras. Esse material faz parte da Campanha de Solidariedade ao MST intitulada Os Camaradas e será apresentado na Biblioteca Pública. A coleção está à venda.

O MST é o mais antigo movimento camponês da história do Brasil, organizado em 24 estados. “É reafirmar os valores de solidariedade; é reafirmar o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária; é manter aceso o legado de milhares de lutadores e lutadoras do povo; é exercer cotidianamente a capacidade de se indignar e agir para transformar; é não perder o valor do estudo e aprender sempre. E, fundamentalmente, reafirmar nosso compromisso em organizar os pobres do campo”, diz Solange.

Mostra de Cinema Latino-Americano
Data: 6 a 9 de outubro de 2009
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133
Horário: 14h
Data: 6 – El Fraude (México)
7 – Documentários chilenos
8 – Che
9 – Torturadores em Curitiba

Exposição: MST – 25 anos de luta
Data: 6 a 17 de outubro
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná