Belo Monte é tema de audiência pública no MPF

A 4ª e a 6ª Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal vão realizar audiência pública para debater os impactos socioambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o principal empreendimento energético do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). O leilão da usina está previsto para o dia 21/12. A audiência vai acontecer no dia 1º/12, no auditório JK, na Procuradoria Geral da República a partir das 14h.

A 4ª e a 6ª Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal vão realizar audiência pública para debater os impactos socioambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o principal empreendimento energético do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). O leilão da usina está previsto para o dia 21/12.

A audiência vai acontecer no dia 1º/12, no auditório JK, na Procuradoria Geral da República a partir das 14h.

Foram convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, do Ministério do Meio Ambiente, da Funai, do Ibama, do Instituto Chico Mendes, da Casa Civil e da Assessoria Especial do Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento da Presidência da República, além de representantes de ONGs, movimentos sociais e grupos impactados pelo projeto, em
especial povos indígenas e outras populações tradicionais.

Educadores repudiam construção de usina

Os participantes da 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em Luziânia, Goiás, enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma moção de repúdio à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Segundo os representantes dos educadores indígenas, a hidrelétrica “causará um grande impacto social e ambiental em toda região do Xingu, prejudicando os moradores das margens dos rios afetados”.

Com informações da Procuradoria Geral da República e do jornal O Estado de S.Paulo