Assentados do Sul do Paraná comemoram 22 anos de lutas

No próximo sábado (28/11), uma grande confraternização marcará os 22 anos de lutas e conquistas do MST na região Sul do Paraná. A comemoração acontece no assentamento Rondom - comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Bituruna. Às 9h os assentados realizam um ato solene com a presença de várias autoridades e amigos da região. Às 12h será servido um almoço comunitário, seguido de confraternização e atividades culturais como futebol, dança, entre outros. Histórico

No próximo sábado (28/11), uma grande confraternização marcará os 22 anos de lutas e conquistas do MST na região Sul do Paraná. A comemoração acontece no assentamento Rondom – comunidade Nossa Senhora
Aparecida, em Bituruna.

Às 9h os assentados realizam um ato solene com a presença de várias autoridades e amigos da região. Às 12h será servido um almoço comunitário, seguido de confraternização e atividades culturais como futebol, dança, entre outros.

Histórico

A organização do MST na região de Bituruna teve inicio em 1988, a partir da ocupação da fazenda J. Betega. No ano seguinte os trabalhadores ocuparam a fazenda Rondom, que em 1992, a partir de muita luta se tornou o primeiro assentamento do MST na região.

O município de Bituruna, situado na região Sul do Paraná, é um dos cem mais pobres do estado, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,622 e renda per capita de R$ 161,79. A dura realidade não é a mesma para as famílias de assentamentos da Reforma Agrária que conquistaram um pedaço de terra, onde hoje produzem alimentos e vivem com suas famílias de forma digna.

Atualmente 600 famílias assentadas vivem na região. Os assentados geram renda através da apicultura, criação de gado leiteiro, peixes, suínos, aves, cultivo de frutas, feijão, arroz, mandioca, entre outros produtos de autoconsumo.