Sem Terra sofrem ameaça de despejo arbitrário no Pará

Nesta tarde (1/12), está acontecendo mais um despejo da operação "Paz no Campo", feita pelo governo do estado e o poder Judiciário do Pará - Vara Agrária de Castanhal. O Acampamento Carlos Lamarca, localizado no município de Capitão Poço, abriga 57 famílias. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já definiu a área como passível de Reforma Agrária e está em processo de construção do assentamento. Já foram feitas vistorias, e falta apenas o licenciamento ambiental para sacramentar sua criação.

Nesta tarde (1/12), está acontecendo mais um despejo da operação “Paz no Campo”, feita pelo governo do estado e o poder Judiciário do Pará – Vara Agrária de Castanhal. O Acampamento Carlos Lamarca, localizado no município de Capitão Poço, abriga 57 famílias. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já definiu a área como passível de Reforma Agrária e está em processo de construção do assentamento. Já foram feitas vistorias, e falta apenas o licenciamento ambiental para sacramentar sua criação.

O que é mais absurdo é que a área não faz parte da lista de reintegração do governo do estado. O próprio Superintendente do Incra está tentando mediar, junto à Vara Agrária de Castanhal, o cancelamento do despejo – que está programado para as 17h. Estão na área a PM, Choque, Canil, DIOE.

O posicionamento do Juiz da Vara Agrária de Castanhal, Sérgio Leão, é mais uma vez marcado pela intransigência, preconceito e discriminação contra os pobres.

Pedimos a todos e todas que se manifestem contra mais essa ação de desrespeito à Reforma Agrária e aos camponeses do Pará. Mandem e-mails para a governadora, Casa Civil, Judiciário do estado, deputados e listas de e-mails dos movimentos sociais.

Direção Estadual
MST-PA