MST e Via Campesina homenageiam Keno

Em homenagem à memória do militante do MST e da Via Campesina Valmir Motta de Oliveira (Keno), a Via Campesina inaugura neste sábado (5/12) o Centro do Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira, e o Monumento "Keno Vive", no Paraná.

Em homenagem à memória do militante do MST e da Via Campesina Valmir Motta de Oliveira (Keno), a Via Campesina inaugura neste sábado (5/12) o Centro do Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira, e o Monumento “Keno Vive”, no Paraná.

Em 21 outubro de 2007, Keno foi executado por uma milícia armada no Centro Experimental da transnacional Syngenta, em Santa Tereza do Oeste – batizado pelos trabalhadores de Acampamento Terra Livre. O movimento denunciava a realização de experimentos ilegais com sementes de milho transgênico em zona de amortecimento, prática vedada pela Lei de Biossegurança.

Com a grande repercussão e a condenação da sociedade à empresa, em outubro de 2008 a Syngenta transferiu a área (de 127 hectares) ao governo do estado do Paraná. O local será transformado em um centro público de pesquisa, experimentação, produção, capacitação da matriz agroecológica.

A atividade acontece no Centro de Pesquisa (Rodovia PRT 163 Km 188 – Cascavel/Capitão Leonidas Marques) e terá a seguinte programação:

9h – Acolhida das caravanas e mística de abertura.
10h – Pronunciamentos Políticos.
11h – Inauguração solene do Centro de Ensino e Pesquisa em Agroecologia Valmir Mota de Oliveira e Monumento Keno Vive.
12h – Almoço comunitário
14h – Apresentações Culturais.

Mesmo após a morte de Keno, as ameaças aos agricultores e à soberania alimentar do país continuam. A manutenção do latifúndio, o uso de milícias armadas, a dependência financeira causada pelas sementes transgênicas e o alto uso de agrotóxicos no campo evidenciam um modelo de desenvolvimento monopolista e violento.

Conclamamos a toda a militância a organizar em seus municípios e regiões as caravanas para participarem desta grande conquista que fortalece a luta na construção de um projeto soberano e popular para o Brasil.