Mutirão fundiário: Gilmar Mendes baixa em Marabá

Do Furo Adivinha quem vai baixar no município de Marabá, sudeste do Pará, no próximo dia 04? O cacique do STF, Gilmar Mendes, para ativar o primeiro mutirão fundiário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa reduzir em 10% as tensões no campo. (Saiba mais abaixo) Lembremos: Mendes mandou soltar Dantas, que possui investimentos sob suspeita de lavagem de dinheiro na região através de seu braço rural, a Agropecuária Santa Bárbara.

Do Furo

Adivinha quem vai baixar no município de Marabá, sudeste do Pará, no próximo dia 04?

O cacique do STF, Gilmar Mendes, para ativar o primeiro mutirão fundiário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa reduzir em 10% as tensões no campo. (Saiba mais abaixo)

Lembremos: Mendes mandou soltar Dantas, que possui investimentos sob suspeita de lavagem de dinheiro na região através de seu braço rural, a Agropecuária Santa Bárbara.

Mendes, que ligou para a governadora para saber como é que é? Como estão as reintegrações de posse, conforme matéria da Carta Capital.

Encontra-se nas mãos do CNJ o pedido de anulação de mais de seis mil títulos falsos de terras , que não foi acatado na esfera estadual.

O processo pode durar ad infinitum? Fazer sucumbir os grilos não seria um excelente passo inaugural?

Mutirão Fundiário

Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Gilmar Mendes virá a Marabá no próximo dia 4 de dezembro abrir o primeiro mutirão fundiário organizado pela instituição para identificar os processos e conflitos que envolvem disputas de terra para solucioná-los por meio de mediação e conciliação.

Este será o primeiro de uma série de mutirões fundiários com que o Conselho pretende reduzir em, no mínimo, 10% ao ano, os conflitos fundiários rurais e urbanos no país, segundo meta aprovada em outubro último pelo Fórum Nacional Para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, no 1º encontro realizado em Campo Grande (MS).

O CNJ, segundo a imprensa, estaria juntando uma força-tarefa para cumprir liminares concedidas para reintegração de posse no Pará, em especial, as que envolvem conflitos em Marabá, a partir de uma estratégia com cronograma de atividades, para garantir o cumprimento de 18 liminares pendentes no município. O objetivo seria fazer uma remoção pacífica, deslocando os ocupantes das terras para outro imóvel.

As atividades do mutirão serão concentradas em ações de conciliação, mediação e na reorganização dos ofícios de registro de imóveis para coibir as ações de grileiros de terras. Também serão realizadas inspeções nos cartórios de registro de imóveis por registradores trazidos na comissão.