Religiosos defensores da Reforma Agrária são homenageados em Brasília

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a Embaixada da França em Brasília prestará homenagem aos frades dominicanos franceses Henri Burin des Roziers e Xavier Plassat na segunda-feira (14/12), por sua atuação social no Brasil. Os dois frades são reconhecidos na sociedade brasileira por sua luta histórica em defesa da Reforma Agrária e dos trabalhadores rurais, além do combate incansável ao trabalho escravo e à violência no campo.

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a Embaixada da França em Brasília prestará homenagem aos frades dominicanos franceses Henri Burin des Roziers e Xavier Plassat na segunda-feira (14/12), por sua atuação social no Brasil.

Os dois frades são reconhecidos na sociedade brasileira por sua luta histórica em defesa da Reforma Agrária e dos trabalhadores rurais, além do combate incansável ao trabalho escravo e à violência no campo.

Nascido em Paris em 18 de fevereiro de 1930, frei Henri des Roziers, religioso da ordem dos Dominicanos, atua desde 1977 como advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente, vive na região de Xinguara (PA) e luta principalmente para combater o trabalho escravo e a violência das milícias privadas dos fazendeiros. Ele encabeça a lista dos religiosos ameaçados de morte no Pará.

Frei Xavier Plassat chegou ao Brasil para trazer o corpo de Frei Tito – religioso brasileiro que, após ser submetido a bárbaras torturas por meses a fio, encontrou asilo na França e acabou por cometer suicídio em 1974. Na oportunidade, conheceu o trabalho da CPT em Goiás e, ao conviver com as comunidades de posseiros em áreas griladas, transferiu-se de vez para o Brasil em 1989. Hoje, o dominicano é coordenador da campanha nacional da CPT contra o trabalho escravo.

Após a homenagem, uma recepção para convidados será oferecida nas dependências da Embaixada.