MST forma nova turma de Técnicos em Agroecologia no PR

Neste sábado (19/12) o MST do estado do Paraná, celebra mais uma conquista. A formatura da terceira turma do curso Técnico em Agroecologia, integrado ao Ensino Médio, chamada Aide Santa Maria, na Escola Milton Santos, em Maringá, região Noroeste do Paraná. A comemoração está prevista para iniciar 9h, com mística, seguida de ato de colação de grau, almoço com famílias e convidados, além de baile.

Neste sábado (19/12) o MST do estado do Paraná, celebra mais uma conquista. A formatura da terceira turma do curso Técnico em Agroecologia, integrado ao Ensino Médio, chamada Aide Santa Maria, na Escola Milton Santos, em Maringá, região Noroeste do Paraná.

A comemoração está prevista para iniciar 9h, com mística, seguida de ato de colação de grau, almoço com famílias e convidados, além de baile.

O curso, do qual a turma faz parte, teve início no final do ano de 2005 e conta com 19 formandos, de várias regiões do Paraná. Silvana A. Loch, que faz parte da equipe pedagógica da Escola explica que o ensino possui dois momentos educativos fundamentais. “O tempo escola: onde os educandos desenvolvem o aprofundamento do conhecimento teórico em sala de aula, com os educadores. E o tempo comunidade: outro momento importante, pois os educandos retornam às comunidades de origem e desenvolvem uma série de atividades, na promoção da agricultura agroecológica”, relata.

O educando Claudemir da Silva, da região Norte do estado, conta que a família e a brigada na qual está inserido o apoiaram em todos os momentos do estudo. Antes de entrar no curso ele já trabalhava com a agroecologia, mas com a possibilidade de estudar conta que vem entendendo melhor o processo de embate da agricultura camponesa com modelo explorador do agronegócio. “O curso ajuda a formar indivíduos com um melhor entendimento e compreensão na questão política, cultural e ambiental da
nossa história.”

Atualmente, o MST conta com 500 educandos formados e estudando, que contribuem no debate e desenvolvimento da matriz agroecológica no Paraná.