Paulo Freire é homenageado em assentamento de Sergipe

A Escola Rural Eronildes de Carvalho, localizada no assentamento Moacir Vanderlei, do Povoado Quissamã, em São Cristóvão (SE), vai passar a se chamar Escola Rural Paulo Freire. A medida atende a uma reivindicação antiga do MST e foi anunciada na tarde desta quinta-feira (18/12) pelo Secretário de Educação do estado, José Fernandes de Lima, durante o 23º Encontro Estadual do MST - que acontece nesta semana no Centro de Formação do assentamento.

A Escola Rural Eronildes de Carvalho, localizada no assentamento Moacir Vanderlei, do Povoado Quissamã, em São Cristóvão (SE), vai passar a se chamar Escola Rural Paulo Freire. A medida atende a uma reivindicação antiga do MST e foi anunciada na tarde desta quinta-feira (18/12) pelo Secretário de Educação do estado, José Fernandes de Lima, durante o 23º Encontro Estadual do MST – que acontece nesta semana no Centro de Formação do assentamento.

“O Secretário entendeu a nossa reivindicação. Para nós do movimento, essa mudança significa muito, porque as idéias de Paulo Freire representam histórias de luta. Ele é um símbolo como educador, é o nosso guia”, disse Acácia Daniel, do setor de educação do MST.

Reconhecimento e homenagem

Durante o Encontro, a coordenação do MST homenageou o Secretário da Educação com um boné do Movimento e uma placa. “O professor José Fernandes sempre se mostrou sensível ao nosso trabalho e a nossa história”, afirmou João Daniel, integrante da direção do MST em Sergipe.

Ao fazer seus agradecimentos pela homenagem, Lima disse haver ainda muito a ser feito em prol da educação dos assentados e acampados de Sergipe. Ele enumerou algumas ações que vêm sendo executadas pela Secretaria em parceria com o MST, como o Programa de Educação no Campo Saberes da Terra (que atualmente atende a mais de mil jovens), e lembrou da parceria que já permitiu a alfabetização de 243 turmas de jovens e adultos, por meio do programa Sergipe Alfabetizado.

Encontro do MST

O 23º Encontro Estadual do MST, que teve início na última terça-feira (15/12) e termina nesta sexta (17/12), contou com as presenças de representantes dos assentamentos e acampamentos de vários municípios. Em Sergipe, existem cerca de oito mil famílias assentadas e 12 mil famílias acampadas.

Com informações do Faxaju