Feira mostra produção de assentados em SC

Entre os dias 8 e 10/1, em São Miguel do Oeste (SC), aconteceram a VIII Feira da Melancia, a VII Feira da Terneira, a VI Feira da Uva e o VI Festival da Música Sertaneja, no Parque de Exposições Rineu Gransotto. As atividades foram organizadas pela Via Campesina e tiveram uma programação diversificada, que contou com uma exposição de produtos da agricultura camponesa, artesanato e animais.

Entre os dias 8 e 10/1, em São Miguel do Oeste (SC), aconteceram a VIII Feira da Melancia, a VII Feira da Terneira, a VI Feira da Uva e o VI Festival da Música Sertaneja, no Parque de Exposições Rineu Gransotto.

As atividades foram organizadas pela Via Campesina e tiveram uma programação diversificada, que contou com uma exposição de produtos da agricultura camponesa, artesanato e animais.

“A Via Campesina vem desenvolvendo um trabalho de cuidado, cultivo e resgate de sementes criolas e diversas raças de animais. Estes esforços têm uma importância extraordinária na região pela suas características de agricultura camponesa, por fortalecer a soberania alimentar e a cultura da região Oeste de Santa Catarina”, afirma Ernesto Puhl Neto, militante do MST no estado.

O Festival de Música Sertaneja também foi uma das atrações da Feira, em que 27 duplas apresentaram o sertanejo de raiz. O segundo lugar ficou com o grupo Saci e Arte, do Paraná, composto por jovens do MST.

No total, foram consumidas 45 toneladas de melancia e 12 toneladas de uva. Das cem novilhas em exposição, foram comercializadas 75. Durante os três dias de atividades, passaram pelo Parque cerca de 25 mil pessoas, que puderam prestigiar as atrações e conhecer a organização das famílias camponesas.