33ª Romaria da Terra reúne milhares no Rio Grande do Sul

Cerca de cinco mil pessoas participaram da 33ª edição da Romaria da Terra, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (16/2). Sob o lema "Quilombos:Terra, Trabalho e Inclusão", a romaria deste ano enfocou o lançamento de uma agenda de mobilização pela titulação dos territórios quilombolas. Os romeiros vindos de várias cidades gaúchas se reuniram em um seminário. Antes de partirem para a procissão, os integrantes dos grupos discutiram sobre o tema da romaria. Durante o trajeto de dois quilômetros foram realizadas quatro paradas para reflexão.

Cerca de cinco mil pessoas participaram da 33ª edição da Romaria da Terra, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (16/2). Sob o lema “Quilombos:Terra, Trabalho e Inclusão”, a romaria deste ano enfocou o lançamento de uma agenda de mobilização pela titulação dos territórios quilombolas.

Os romeiros vindos de várias cidades gaúchas se reuniram em um seminário. Antes de partirem para a procissão, os integrantes dos grupos discutiram sobre o tema da romaria. Durante o trajeto de dois quilômetros foram realizadas quatro paradas para reflexão.

Representantes de comunidades de quilombolas de todo o estado do Rio Grande do Sul estiveram presentes na romaria para denunciar o descaso nas esferas municipal, estadual e federal quanto à implementação de políticas públicas e à titulação de seus territórios. Eles também protestaram contra contra a ofensiva encabeçada por partidos da direita que pretende anular o Decreto 4487/2003 – por meio do qual é reconhecida uma comunidade quilombola.

Das 184 comunidades existentes no Rio Grande do Sul, somente seis estão em processo de regularização. A demora tem acirrado os conflitos e muitas lideranças quilombolas são ameaçadas de morte, presas, perseguidas e assassinadas.