CPT sofre perseguição no sul do Maranhão

Desde o início deste ano, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) - reconhecida por sua importância na luta pela Reforma Agrária e no enfrentamento aos conflitos no campo - vem sofrendo perseguições no sul do Maranhão por parte do Judiciário local. A agressão à entidade se deu por conta de fatos ocorridos em Balsas - berço do agronegócio no estado - quando esta cumpria sua missão de presença solidária, acompanhando pessoas em situação de abandono. O promotor de justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho é o autor das denúncias contra a CPT.

Desde o início deste ano, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) – reconhecida por sua importância na luta pela Reforma Agrária e no enfrentamento aos conflitos no campo – vem sofrendo perseguições no sul do Maranhão por parte do Judiciário local.

A agressão à entidade se deu por conta de fatos ocorridos em Balsas – berço do agronegócio no estado – quando esta cumpria sua missão de presença solidária, acompanhando pessoas em situação de abandono. O promotor de justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho é o autor das denúncias contra a CPT.

Na semana passada, movimentos sociais e entidades de direitos humanos do Maranhão lançaram nota repudiando a ação do promotor. No texto, os movimentos afirmam que ele “deveria desempenhar o papel de mediar conflitos, e não tomar posicionamento sem antes conhecer os fatos”.

As entidades denunciaram a atitude do promotor na Procuradoria Geral do estado, que promete intervir no conflito. “Temos de buscar sempre a solução pacífica, sobretudo em casos que envolvam um grave problema social como este”, afirmou a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.