Mulheres do MST ocupam fazenda pela 5ª vez

Cerca de 180 mulheres do MST reocuparam na manhã deste domingo (7/3) pela quinta vez a Fazenda Uberaba, no município de Bonito, brejo pernambucano. As mulheres estão nesse momento montando acampamento junto com suas famílias. A ação faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, com o tema “contra o Agronegócio e contra a Violência: por Reforma Agrária e Soberania Alimentar”.

Cerca de 180 mulheres do MST reocuparam na manhã deste domingo (7/3) pela quinta vez a Fazenda Uberaba, no município de Bonito, brejo pernambucano.

As mulheres estão nesse momento montando acampamento junto com suas famílias. A ação faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, com o tema “contra o Agronegócio e contra a Violência: por Reforma Agrária e Soberania Alimentar”.

A Fazenda Uberaba, de 600 hectares, é reivindicada pelo MST desde 2004. De lá prá cá já houve uma série de ocupações da área, e as famílias foram sempre violentamente despejadas. A área já foi palco de diversos conflitos. Em 2004 homens armados perseguiram militantes do MST acampados próximos à fazenda. Um dos homens foi identificado como filho da proprietária da área que mantinha pistoleiros fortemente armados vigiando a fazenda e ameaçando os trabalhadores rurais.