Suíça renova moratória aos transgênicos até 2013

Enquanto no Brasil as empresas suíças e alemãs fazem a festa, com a benção de mentes e bolsos colonizados, na última quarta-feira (10/3) o senado suíço aprovou a prorrogação da moratória aos transgênicos até 2013. Isso significa que a Syngenta pode experimentar em outros territórios, mas lá não. Tampouco a Monsanto, Bayer, Du Pont e congêneres.

Enquanto no Brasil as empresas suíças e alemãs fazem a festa, com a benção de mentes e bolsos colonizados, na última quarta-feira (10/3) o senado suíço aprovou a prorrogação da moratória aos transgênicos até 2013.

Isso significa que a Syngenta pode experimentar em outros territórios, mas lá não. Tampouco a Monsanto, Bayer, Du Pont e congêneres.

A moratória anterior foi aprovada em 2005 para dar tempo ao governo examinar os possíveis riscos e benefícios dos OGMs. Mas o relatório só sai em 2012. Na Suíça, por enquanto, são permitidas apenas as pesquisas com OGM. Liberação comercial, nem pensar.

Apesar da polêmica gerada com setores de direita radical, o governo apoiou a prorrogação da moratória, entendendo que o status de “Livre de Transgênicos” traz benefícios para a agricultura do país.

Fonte: http://www.swissinfo.ch/eng/science_technology/GMO_moratorium_extended_for_three_years.html?cid=8454192