Camponeses de Alagoas ocupam área de usina falida

Da CPT/ AL Cerca de 100 famílias camponesas ocuparam, no último sábado (13/3), as terras da antiga Usina Bititinga, localizada no município de Messias (AL), falida desde 1994. Trata-se de uma ação conjunta envolvendo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) de Alagoas. O imóvel rural foi penhorado na Caixa Econômica, possui várias dívidas e uma parte do território foi arrendada pela Usina Santa Clotilde. Há vários anos o local encontra-se em estado de abandono, coberto por pasto e cana de açúcar.

Da CPT/ AL

Cerca de 100 famílias camponesas ocuparam, no último sábado (13/3), as terras da antiga Usina Bititinga, localizada no município de Messias (AL), falida desde 1994. Trata-se de uma ação conjunta envolvendo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) de Alagoas.

O imóvel rural foi penhorado na Caixa Econômica, possui várias dívidas e uma parte do território foi arrendada pela Usina Santa Clotilde. Há vários anos o local encontra-se em estado de abandono, coberto por pasto e cana de açúcar.

A ocupação seguirá por tempo indeterminado, os agricultores já começaram a trabalhar na terra e, em princípio, plantarão milho e feijão.

Audiência

Nessa quarta-feira (17/3) o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino Filho, estará na capital alagoana para uma audiência especial, às 10h, na Vara Agrária. Na ocasião, os representantes das 28 famílias que moram na Fazenda Boa Esperança, de Major Izidoro, vão relatar todas as ameaças e injustiças sofridas durante os dois anos que estão na propriedade do Deputado Federal Benedito de Lira (PP/AL).