Cientistas chineses se manifestam contra transgênicos

Da AS-PTA Mais de 120 acadêmicos chineses encaminharam ao poder legislativo do país uma petição demandando a revogação dos certificados que o Ministério da Agricultura concedeu a duas variedades de arroz transgênico, além de mais cuidado com os licenciamentos futuros. Segundo os acadêmicos, as licenças concedidas em agosto último às variedades de arroz modificado abrem um grave precedente capaz abrir as portas para a comercialização de alimentos transgênicos na China.

Da AS-PTA

Mais de 120 acadêmicos chineses encaminharam ao poder legislativo do país uma petição demandando a revogação dos certificados que o Ministério da Agricultura concedeu a duas variedades de arroz transgênico, além de mais cuidado com os licenciamentos futuros.

Segundo os acadêmicos, as licenças concedidas em agosto último às variedades de arroz modificado abrem um grave precedente capaz abrir as portas para a comercialização de alimentos transgênicos na China.

O Ministério da Agricultura negou a acusação, dizendo que os certificados são apenas uma luz verde sobre a segurança das variedades, e não uma autorização para a comercialização de alimentos transgênicos, o que demandaria ainda uma autorização para produção e para o processamento.

O Ministério também destacou que a China nunca aprovou a importação de nenhuma semente transgênica de cultivo alimentício para plantio comercial, e que na China não há plantio de lavouras alimentícias transgênicas. Declarou ainda que tomará uma atitude altamente responsável em relação aos consumidores, fortalecendo a fiscalização e aumentando a disseminação da ciência popular, além de seguir promovendo ativa e constantemente a aplicação da pesquisa e do desenvolvimento da biotecnologia.

A declaração do Ministério não foi suficiente para tranquilizar os acadêmicos — para eles ainda há muita incerteza com relação aos alimentos transgênicos. Eles também temem que o cultivo do arroz modificado possa prejudicar as variedades locais de forma irreversível.