Mais uma ocupação no sertão de Pernambuco

Cerca de 100 familias de trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam na manhã desta terça-feira (13/4) a fazenda Lagoa das Vacas, no município de Manari, em Pernambuco. Com a ocupação de hoje, chega a 16 o número de ações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no estado, envolvendo 2.180 famílias. LUTAR NÃO É CRIME!

Cerca de 100 familias de trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam na manhã desta terça-feira (13/4) a fazenda Lagoa das Vacas, no município de Manari, em Pernambuco. Com a ocupação de hoje, chega a 16 o número de ações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no estado, envolvendo 2.180 famílias.

LUTAR NÃO É CRIME!

Com o tema “Lutar não é crime!”, em referência ao processo de criminalização dos movimentos sociais levado a cabo por parte do poder legislativo, judiciário e da grande imprensa, a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária segue até o final do mês. Durante esse período serão realizadas outras ocupações de terra, além de marchas, atos, manifestações e acampamentos em áreas urbanas.

A Jornada acontece todos os anos no mês de abril em memória dos 19 trabalhadores rurais Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre que teve repercussão internacional, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

O MST exige o assentamento das 90 mil famílias acampadas em todo o país; a atualização dos índices de produtividade; garantia de recursos para as desapropriações de terras; e investimentos públicos nos
assentamentos (crédito para produção, habitação rural, educação e saúde).