Atingidos pela Vale em vários países trocam experiências

Os participantes do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale se reúnem no Centro do Rio de Janeiro para debater os impactos da atuação da empresa em suas comunidades e países. Participam do Encontro cerca de 150 representantes de sindicatos, movimentos sociais e comunidades impactadas por empreendimentos da Vale em dez países e nove estados do Brasil.

Os participantes do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale se reúnem no Centro do Rio de Janeiro para debater os impactos da atuação da empresa em suas comunidades e países.
Participam do Encontro cerca de 150 representantes de sindicatos, movimentos sociais e comunidades impactadas por empreendimentos da Vale em dez países e nove estados do Brasil.

O encontro começou na segunda-feira (12/4), com a proposta de possibilitar a troca de experiências e a consolidação de uma articulação internacional, como forma de potencializar as denúncias de violações de direitos cometidas pela empresa e dar visibilidade à postura agressiva e desrespeitosa que a Vale conserva por trás de sua publicidade institucional.

Depois de percorrer áreas afetadas pela atuação da Vale nos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais, as caravanas formadas pelos participantes do encontro se juntam em Sepetiba, na zona oeste do Rio, onde haverá uma reunião com pescadores e lideranças locais sobre os impactos da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) na região.

Durante terça (13) e quarta-feira (14/4), os participantes fazem uma análise ampla sobre a atuação da Vale. Os representantes de todos os países apresentam a realidade vivida em suas comunidades e discutirão estratégias políticas de resistência.

Na quinta-feira (14/4), o Encontro será encerrado com um ato público às 11h na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, de onde os participantes sairão em marcha junto com outros movimentos sociais até a porta da empresa, no Centro.

Acompanhe o ato público e tenha mais informações no blog: www.atingidospelavale.wordpress.com