Brigada da Via Campesina no Haiti lança blog

'Pi ti, Pi ti, zwazo fé nich' (Pouco a pouco, o pássaro faz seu ninho) As conquistas da classe trabalhadora são árduas e escassas. Os opressores buscam de todas as formas sufocá-las. E, quando não o conseguem, a única saída é mantê-las no anonimato, para que seu exemplo não seja difundido e seguido. O objetivo do blog 'Haiti Kreyòl' é, dentro de suas limitações, tal como o pássaro que pouco a pouco faz seu ninho, combater o anonimato imposto às lutas e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras haitianos.

‘Pi ti, Pi ti, zwazo fé nich’

(Pouco a pouco, o pássaro faz seu ninho)

As conquistas da classe trabalhadora são árduas e escassas. Os opressores buscam de todas as formas sufocá-las. E, quando não o conseguem, a única saída é mantê-las no anonimato, para que seu exemplo não seja difundido e seguido.

O objetivo do blog ‘Haiti Kreyòl’ é, dentro de suas limitações, tal como o pássaro que pouco a pouco faz seu ninho, combater o anonimato imposto às lutas e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras haitianos.

Sua proposta é manter os trabalhadores e as organizações sociais latino-americanos municiados de informações sobre os avanços e desafios enfrentados pelo povo haitiano na luta pela reconstrução soberana de seu país.

Ele nasce dentro do marco da Brigada Internacionalista Dessalines de Solidariedade ao Haiti, uma iniciativa da Via Campesina Brasil, em parceria com a Via Campesina Haiti e a ALBA Movimentos Sociais. Faz parte da proposta de comunicação popular do Jornal Brasil de Fato , além de colaborar com a Radioagência Notícias do Planalto.

Isso significa que o blog buscará difundir uma visão popular do Haiti, com enfoque e ponto de vista camponês.

Sua construção se dará de forma coletiva, com a participação dos integrantes da Brigada Dessalines, das organizações camponesas e sociais haitianas, de estudiosos, comunicadores alternativos e de todos aqueles compromissados com a soberania popular haitiana.

Seu conteúdo contará com reportagens, entrevistas, relatos de atividades, artigos, vídeos, rádio e fotos. Poderá e, mais que isso, contará com a reprodução e difusão por todo e qualquer meio de comunicação popular.

Para finalizar essa apresentação, uma breve explicação sobre o nome do blog. Kreyòl é a língua falada por todo o povo haitiano. É uma herança dos negros e negras revolucionários que entre 1791 e 1804 levaram a cabo a primeira revolução de escravos vitoriosa que se tem notícia em todo a história da civilização humana. Derrotaram os exércitos mais poderosos de seu tempo, decretaram a independência do país e com ela a abolição da escravidão e a reforma agrária, servindo de exemplo – e contribuindo materialmente inclusive – para o processo de independência de todo o continente latino-americano.

É na trilha revolucionária aberta pelo povo haitiano que o presente blog pretende caminhar.

‘Ann ale lite!’

(Vamos à luta!)