Brigada Militar se prepara para despejar Sem Terra em Sananduva (Rs)

A Brigada Militar já isolou a Fazenda Bela Vista, em Sananduva - no Norte do estado - e se prepara para despejar as cerca de 200 famílias Sem Terra que ocupam a área desde a madrugada desta quinta-feira (15/4). Os policiais estão aumentando o efetivo e afirmam que irão fazer o despejo, bem como identificar todos os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no decorrer desta noite.

A Brigada Militar já isolou a Fazenda Bela Vista, em Sananduva – no Norte do estado – e se prepara para despejar as cerca de 200 famílias Sem Terra que ocupam a área desde a madrugada desta quinta-feira (15/4).

Os policiais estão aumentando o efetivo e afirmam que irão fazer o despejo, bem como identificar todos os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no decorrer desta noite.

O MST afirma que esta ação da Brigada Militar é ilegal, já que não há notificação judicial para fazer a reintegração de posse ou o despejo da área. Além disso, as famílias buscaram uma saída pacífica da área, mas os policiais não aceitaram. Por isso, o MST adianta que qualquer violência praticada contra as famílias é de responsabilidade da governadora Yeda Crusius, que teve sua gestão marcada pela intransigência, pela violência e pela criminalização contra os movimentos sociais.

O MST também responsabiliza o governo federal, que não realiza a reforma agrária. No RS, o Incra não assenta nenhuma família desde 2009. Atualmente, 1,2 mil famílias estão acampadas em beira de estrada.

As famílias recém-assentadas, como em São Gabriel há de um ano, não têm sequer água potável e a infra-estrutura básica.