Governo espanhol discrimina trabalhadores brasileiros

Movimento Nacional de Direitos Humanos divulgou nota contra a deportação da Espanha para o Brasil de Nildemar da Silva, integrante do MST. Ele está impedido de viajar de Madri a Estocolmo, onde deve realizar atividades de intercâmbio a convite de entidade agroecologista sueca. Leia abaixo a íntegra do documento. O XVI Encontro Nacional do MNDH - Movimento Nacional de Direitos Humanos, em assembléia no dia 25 de abril de 2010 em Osasco, SP, tomou conhecimento da iminente deportação da Espanha para o Brasil do companheiro Nildemar da Silva.

Movimento Nacional de Direitos Humanos divulgou nota contra a deportação da Espanha para o Brasil de Nildemar da Silva, integrante do MST. Ele está impedido de viajar de Madri a Estocolmo, onde deve realizar atividades de intercâmbio a convite de entidade agroecologista sueca.

Leia abaixo a íntegra do documento.

O XVI Encontro Nacional do MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos, em assembléia no dia 25 de abril de 2010 em Osasco, SP, tomou conhecimento da iminente deportação da Espanha para o Brasil do companheiro Nildemar da Silva.

Nildemar é militante agroecologista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, diretor da Escola de Agroecologia José Gomes (Paraná) e se encontra hoje impedido de seguir viagem de Madri a Estocolmo, onde deve realizar atividades de intercâmbio a convite de entidade agroecologista sueca.

Não é a primeira vez que militantes de movimentos sociais brasileiros enfrentam a política discriminatória do governo espanhol, que tem sistematicamente deportado de volta ao Brasil nossos companheiros/as que realizam vôos com escala nos aeroportos espanhóis. Neste ano, já outro militante do MST, Joba Alves, foi deportado para o Brasil quando realizava escala em Madrid rumo à Itália.

O MNDH repudia o comportamento do governo espanhol, as políticas de corte fascista que têm marcado a nova política de migrações da União Européia e o crescimento do racismo e da xenofobia na Europa. Reinvidica imediatas providências do Estado Brasileiro, através do Ministério de Relações Exteriores e do Governo federal, no sentido de resguardar os direitos de Nildemar da Silva em seguir viagem a partir de Madrid e de protestar energicamente contra o Governo espanhol por mais este ato hostil a brasileiros/as que transitam pelo território espanhol ou ali vivem. E encaminhará ao governo federal, oportunamente, cobrança firme no sentido de intensificar pressões diplomáticas sobre a União Européia com vistas a banir esse tipo de conduta e revogar sua Diretiva sobre o assunto.

Osasco, 25 de abril de 2010