Jornada de lutas: mais um latifúndio é ocupado em MG

No último sábado (24/4), cerca de 150 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Eldorado no município de Frei Inocencio, próximo a Governador Valadares (MG). A fazenda, de 1500 hectares, já foi alvo de muitos conflitos por terra e as famílias Sem Terra da região estão em luta pela conquista há oito anos. Neste mês de luta pela Reforma Agrária, as famílias reocuparam uma outra parte do latifúndio, somando dois acampamentos na fazenda. "Essa luta é uma maneira de exigir que as famílias sejam assentadas nessa histórica terra", afirma Cristiane Dias, integrante da direção do MST em Minas Gerais.

No último sábado (24/4), cerca de 150 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Eldorado no município de Frei Inocencio, próximo a Governador Valadares (MG). A fazenda, de 1500 hectares, já foi alvo de muitos conflitos por terra e as famílias Sem Terra da região estão em luta pela conquista há oito anos.

Neste mês de luta pela Reforma Agrária, as famílias reocuparam uma outra parte do latifúndio, somando dois acampamentos na fazenda. “Essa luta é uma maneira de exigir que as famílias sejam assentadas nessa histórica terra”, afirma Cristiane Dias, integrante da direção do MST em Minas Gerais.

Também integrando a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária do MST no estado, no final de março, cerca de 50 famílias do MST ocuparam, no o latifúndio Fortaleza de Sant’Anna , em Goianá, na Zona da Mata, a 287 quilômetros de Belo Horizonte.

A propriedade, de 4,2 mil hectares, pertence aos descendentes da família Tostes, uma das fundadoras do município de Juiz de Fora. Um laudo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), emitido há dois meses, aponta que a fazenda é improdutiva. “Estamos até hoje na área, onde permanecemos com 50 famílias”, conta Cristiane.