Marcha do MST chega a Salvador nesta segunda-feira

Mais de cinco mil trabalhadores rurais Sem Terra de todas as regiões do estado, em Marcha de Feira de Santana a Salvador desde o dia 19 de Abril, chegaram hoje à capital baiana e ocuparam a estação de metrô semi-construída na Rótula do Abacaxi. Os manifestantes saíram cedo de Águas Claras, onde tinham acampado na véspera, e chegaram em Salvador no meio da manhã.

Mais de cinco mil trabalhadores rurais Sem Terra de todas as regiões do estado, em Marcha de Feira de Santana a Salvador desde o dia 19 de Abril, chegaram hoje à capital baiana e ocuparam a estação de metrô semi-construída na Rótula do Abacaxi. Os manifestantes saíram cedo de Águas Claras, onde tinham acampado na véspera, e chegaram em Salvador no meio da manhã. A ocupação deve prosseguir até que os governos estadual e federal recebam o MST e atendam às reivindicações do movimento, dentre elas o cumprimento do acordo feito após a Marcha de 2007, que inclui assistência técnica, crédito e infra-estrutura (luz elétrica, construção de casas, estradas e escolas) nos cerca de 120 assentamentos das 9 regionais do MST no estado. O lento ritmo das desapropriações também é alvo de cobrança por parte do movimento, que aponta mais de 25 mil famílias acampadas em barracas de lona preta à espera de serem assentadas.

A Marcha Estadual, que contou com atividades de formação e arte-educação, capoeira, cinema e rádio, faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, feita em homenagem aos 19 Sem Terra assassinados pela PM-PA em 17 de Abril de 1996. Ontem, a Fazenda Colatina, no município do Prado, foi ocupada com cerca de 150 famílias. Na Bahia, a Jornada de Lutas, conhecida na mídia como “Abril Vermelho”, conta com cerca de 17 ocupações, e mais ações são esperadas até o final do mês.