Monsanto é autuada pela Anvisa por omissão de informações

Por Anvisa Mesmo quando essas informações foram solicitadas à empresa, no ano de 2007, a Monsanto não apresentou o detalhamento do processo de formulação do produto. “O objetivo de conhecer o detalhamento do processo de síntese do Glifosato Técnico tinha a finalidade de definir o produto como sendo de referência para a concessão de registros por equivalência de outros agrotóxicos com o mesmo ingrediente ativo”, explica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares.

Por Anvisa

Mesmo quando essas informações foram solicitadas à empresa, no ano de 2007, a Monsanto não apresentou o detalhamento do processo de formulação do produto. “O objetivo de conhecer o detalhamento do processo de síntese do Glifosato Técnico tinha a finalidade de definir o produto como sendo de referência para a concessão de registros por equivalência de outros agrotóxicos com o mesmo ingrediente ativo”, explica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares.

A empresa também foi notificada a efetuar ajustes no sistema informatizado de controle de qualidade, para que constem os números dos lotes dos produtos no sistema e para que seja controlado o limite mínimo de ingrediente ativo do Glifosato Dry Técnico. Atualmente, o sistema só apresenta a data de produção dos agrotóxicos.

A fiscalização da Anvisa contou com apoio da Polícia Federal. Após apuração do caso, caso seja comprovada culpa da empresa, a multa pode chegar até R$ 1,5 milhão.

Essa é a primeira empresa de agrotóxico fiscalizada pela Anvisa em que produtos não apresentaram indícios de adulteração e linhas de produção não foram interditadas. “Acreditamos no caráter educativo que nossas fiscalizações têm representado para todo setor de agrotóxicos e esperamos fazer fiscalizações nas quais nenhuma irregularidade seja encontrada”, afirma Álvares.

[img_assist|nid=9789|title=Monsanto é autuada pela Anvisa por omissão de informações|desc=|link=none|align=left|width=640|height=619]