Nery anuncia “irrestrito apoio” a imposição de limite a estrangeiros

O senador José Nery (PSOL-PA) declarou que dá "irrestrito apoio nessa limitação para estrangeiros, que muitas vezes se servem de 'laranjas' brasileiros para adquirir extensas áreas de terra em nosso País, especialmente na Amazônia brasileira". Abaixo, leia a manifestação do senador, em aparte a discurso ds senadora Serys Slhessarenko.


O senador José Nery (PSOL-PA) declarou que dá “irrestrito apoio nessa limitação para estrangeiros, que muitas vezes se servem de ‘laranjas’ brasileiros para adquirir extensas áreas de terra em nosso País, especialmente na Amazônia brasileira”.

Abaixo, leia a manifestação do senador, em aparte a discurso ds senadora Serys Slhessarenko.

Minha querida Senadora Serys Slhessarenko, V. Exª aborda um tema da mais alta importância para a soberania do nosso País e tem aqui a minha inteira e absoluta solidariedade com todos os esforços, para que possamos ter parâmetros, regras muito claras em relação à aquisição de terras por estrangeiros, porque isso está se transformando em algo inaceitável e que compromete a soberania do País.

É essa a questão.

Eu queria também dizer a V. Exª que, em debate realizado nos últimos dias com membros do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), em especial com o Dr. José Heder Benatti, Presidente do Iterpa, tratamos de uma questão para a qual temos de dar absoluta importância e prioridade.

Trata-se da limitação do tamanho da propriedade no Brasil. Hoje, não há regras sobre isso. Inclusive, estou propondo que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

(…)

De modo que o tema que a senhora aborda tem alta relevância para o País e conta, sob todas as formas, com o nosso irrestrito apoio nessa limitação para estrangeiros, que muitas vezes se servem de “laranjas” brasileiros para adquirir extensas áreas de terra em nosso País, especialmente na Amazônia brasileira.