Florestan Fernandes segue vivo

Da Página do MST Leia abaixo homenagem do MST a Florestan Fernandes, que morreu há 15 anos em São Paulo. . . Há 15 anos, no dia 10 de agosto de 1995, morria Florestan Fernandes, uma referência continental no desenvolvimento metodológico e científico da sociologia. Paulista, nascido em 1920, filho de migrantes portugueses, deixou mais de 50 obras escritas. Foi deputado federal constituinte, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, e professor rigoroso.


Da Página do MST

Leia abaixo homenagem do MST a Florestan Fernandes, que morreu há 15 anos em São Paulo.
.
.
Há 15 anos, no dia 10 de agosto de 1995, morria Florestan Fernandes, uma referência continental no desenvolvimento metodológico e científico da sociologia.

Paulista, nascido em 1920, filho de migrantes portugueses, deixou mais de 50 obras escritas. Foi deputado federal constituinte, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, e professor rigoroso.

De origem humilde, fez de tudo na vida, trabalhando e ajudando na sobrevivência familiar, até romper as barreiras elitistas da USP (Universidade de São Paulo) e se tornar seu aluno, professor e mais tarde um mestre de referência.

Sempre manteve a coerência ideológica e compromisso com a classe trabalhadora. Punido pela ditadura militar, amargou o exílio. Voltou ao Brasil e continuou a luta em defesa da classe.

É sem duvida o mais importante intelectual orgânico do século 20. Bebeu na fonte dos clássicos e estudou com profundidade as classes sociais na sociedade brasileira.

Defendeu com coragem a necessidade de uma verdadeira revolução social, que pudesse construir uma sociedade com justiça e igualdade em nosso país.

O povo brasileiro, a classe trabalhadora, os movimentos sociais e os intelectuais orgânicos – todos os que desejamos mudanças na sociedade brasileira – ficamos de luto.

Seu legado, no entanto, nos anima a continuar a luta.

Florestan defendeu como ninguém a importância da educação, da formação da consciência de classe, do acesso ao conhecimento como uma necessidade da classe trabalhadora para se libertar da humilhação, discriminação, opressão e da exploração imposta pelos ricos e poderosos.

O MST se orgulha de ser um dos seus seguidores e de ter apreendido muito com seus escritos e com seu exemplo. Por isso nossa escola nacional de formação de quadros, localizada em São Paulo, se chama Escola Nacional Florestan Fernandes.

Florestan Fernandes segue vivo, por sua obra e exemplo de vida.

“Contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres”!

São Paulo, 10 de agosto de 2010.

Secretaria Nacional do MST