Curso prepara agricultores para produção ecológica de leite

Da Página do MST A produção de leite quando realizada à base de pasto é mais econômica e lucrativa, porque o principal insumo é a energia solar, que não tem custo, não polui e é infinita. Essa produção é possível quando se aplica a tecnologia Pastoreio Racional Voisin, conhecido como PRV, na qual a produção de leite é agroecológica. O sistema procura maximizar os recursos naturais gerando maior rentabilidade para as propriedades que utilizam o método.


Da Página do MST

A produção de leite quando realizada à base de pasto é mais econômica e lucrativa, porque o principal insumo é a energia solar, que não tem custo, não polui e é infinita.

Essa produção é possível quando se aplica a tecnologia Pastoreio Racional Voisin, conhecido como PRV, na qual a produção de leite é agroecológica.

O sistema procura maximizar os recursos naturais gerando maior rentabilidade para as propriedades que utilizam o método.

O II Curso de Produção de Leite à Base de Pasto e PRV está sendo realizado na sede do Assentamento Novo Horizonte, em Santa Margarida do Sul, na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

O encontro é organizado pelo projeto Leite Sul e conta com a participação de 130 pessoas ligadas a 12 assentamentos da região.

Conforme o médico veterinário Dário Milanez de Mello, durante o curso os assentados e pequenos agricultores recebem informações atualizadas sobre como começar o processo de produção aplicando o método PRV.

“Esse tipo de capacitação é importante pois quando os agricultores tiverem acesso aos recursos públicos, como créditos para a produção, eles saberão realizar a produção nos moldes corretos”.

Mello afirma que atualmente cerca de 200 famílias assentadas no estado trabalham com procedimentos semelhantes ao PRV. O médico veterinário informa ainda que no Rio Grande do Sul, o método vem sendo estudado há 10 anos e apresenta resultados positivos.

O curso encerra nesta quinta-feira (12) e conta com a presença do professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador Drº Luiz Carlos Pinheiro Machado. O professor é um dos pioneiros em estudar o PRV na região sul.

Livro

O professor Pinheiro Machado é autor do livro Pastoreio Racional Voisin: Tecnologia Agroecológica para o Terceiro Milênio, que foi publicado pela Editora Expressão Popular e já está na segunda edição. O livro explica de forma detalhada como funciona o processo de produção do leite em PRV e seus benefícios para o meio ambiente e a saúde humana.

Além disso, o livro pretende contestar as condutas convencionais de produção, que apresentam dificuldades em gerarem resultados financeiros positivos aos produtores agropecuários e aos pequenos agricultores. Na obra, o professor ainda relata a experiência de 40 anos e em cerca de 250 projetos de PRV em vários países.