Grito dos Excluídos chega em 2010 a sua 16ª edição

Da Rede Brasil Atual O Grito dos Excluídos chega a sua 16ª edição e traz o lema "Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular" e o mote permanente "Vida em primeiro lugar". A manifestação popular é realizada na Semana da Pátria desde 1995 e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a exclusão social no país. Neste ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra.


Da Rede Brasil Atual

O Grito dos Excluídos chega a sua 16ª edição e traz o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular” e o mote permanente “Vida em primeiro lugar”.

A manifestação popular é realizada na Semana da Pátria desde 1995 e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a exclusão social no país. Neste ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra.

O direito à moradia digna e acesso à saúde e educação de qualidade são algumas das demandas em pauta durante as atividades.

“O lema quer chamar atenção para a questão dos direitos sociais colocados na Constituição, mas que não acontecem. Precisamos ir à luta, nos organizar [para garantir o cumprimento desses direitos]”, afirmou Ari Alberti, membro da coordenação nacional do Grito.

13º Romaria a pé

Em São Paulo, romeiros da Brasilândia percorrem as ruas da periferia até o centro da cidade e na Praça da Sé se unem ao Grito dos Excluídos. A Romaria começa na segunda 06/09, saindo do Jardim Damasceno, região Brasilândia e passará por cinco Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

No dia 7, às 8h os romeiros participam da missa na Catedral da Sé e logo após os se unem ao 16° Grito dos Excluídos, e juntos caminham até o Monumento da Independência no Ipiranga, onde será realizado um ato público, em defesa da vida, dos direitos de cada cidadão e ainda e pelo Plebiscito Popular que deseja limitar a propriedade da terra no Brasil.

Plebiscito

Em 2010, acontece o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. A consulta ocorre até a próxima terça-feira (7) em todos os estados do país.

“A sociedade não se sente mais representada nessa democracia. Ela deve ser participativa e direta”, destaca Alberti, quem acredita que a população deveria ser consultada em diversos projetos.

Com informações da Adital