Três acusados pela morte de Sem Terra são presos em Belém

Por João Marcio Da Página do MST A Polícia Militar prendeu três homens acusados de envolvimento no assassinato do trabalhadores Sem Terra José Valmeristo Soares, o “Caribé”, que atuava no MST, na tarde de terça-feira, em Belém (PA). Entre os presos, está Marcos Bengstson, filho do fazendeiro e ex- deputado federal Josué Bengstson (PTB-PA), que é acusado de ser o mandante do assassinato.


Por João Marcio
Da Página do MST

A Polícia Militar prendeu três homens acusados de envolvimento no assassinato do trabalhadores Sem Terra José Valmeristo Soares, o “Caribé”, que atuava no MST, na tarde de terça-feira, em Belém (PA).

Entre os presos, está Marcos Bengstson, filho do fazendeiro e ex- deputado federal Josué Bengstson (PTB-PA), que é acusado de ser o mandante do assassinato.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Depois, seguiram para a sede da Divisão de Investigações Especiais (DIOE), onde prestaram depoimento ao delegado dos municípios de Viseu e Santa Luzia do Pará, José Humberto de Melo Júnior.

O delegado afirmou que já havia mandato de prisão contra os suspeitos, mas que as informações sobre o caso ainda são mínimas. “Nós temos poucas informações sobre o crime, porque corre em segredo de justiça para que as investigações atendam o objetivo”, disse o delegado.

Segundo Ulisses Manaças , da coordenação estadual do MST, a motivação do crime foi a série de ocupações na Fazenda Cambará, de propriedade de Bengstson.

“Nós já ocupamos a Fazenda Cambará três vezes, porque a área é pública. Por isso, fomos ameaçados de morte e denunciamos a vários órgãos”, afirma Manaças.

Para ele, o crime foi premeditado. “Os matadores estavam numa camionete, uma hilux preta, que pertence ao filho do ex-deputado”.

“Esperamos que todos os mandantes do crime também sejam presos e condenados”, disse o dirigente do MST.