PM ameaça expulsar famílias de latifúndio em Macaé

Da Página do MST A Polícia Militar ameaça fazer a reintegração de posse de mais de 400 famílias do MST que ocupam a fazenda Bom Jardim, no distrito do Córrego do Ouro, no município de Macaé. O latifúndio, que foi ocupado no dia 7 de setembro, tem 1600 hectares e foi considerado improdutivo em vistoria do Incra, em 2006. No dia 1º de setembro, a fazenda foi decretada de interesse social para fins de Reforma Agrária. Mesmo assim, o proprietário pediu a reintegração de posse.


Da Página do MST

A Polícia Militar ameaça fazer a reintegração de posse de mais de 400 famílias do MST que ocupam a fazenda Bom Jardim, no distrito do Córrego do Ouro, no município de Macaé.

O latifúndio, que foi ocupado no dia 7 de setembro, tem 1600 hectares e foi considerado improdutivo em vistoria do Incra, em 2006.

No dia 1º de setembro, a fazenda foi decretada de interesse social para fins de Reforma Agrária. Mesmo assim, o proprietário pediu a reintegração de posse.

Nesta segunda-feira, o fórum de Macaé negou ao gabinete do vereador Danilo Funke (PT) uma cópia do processo.

Participam da ocupação famílias de toda a região e diversos municípios, como Rio das Ostras, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Macaé.

Além disso, o proprietário não respeita a legislação ambiental. A área de Reserva Legal não estava registrada no Ibama e as áreas de proteção permanente também não estavam protegidas.

O MST propõe criar na área um assentamento com princípios agroecológicos e de forma cooperada, por conta das características da fazenda.