Daniel Dantas, um pretexto e a “boiada mineral” no Pará

Do Jornal do Brasil Os anúncios recentes de descobertas de reservas minerais do país revelam que não é só Eike Batista quem tem o mapa da mina. O governo de Mato Grosso anunciou depósitos com 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e 450 milhões de toneladas de fosfato. Quem tem as lavras das jazidas, na região de Mirassol D’Oeste- MT, é a GME4. A empresa é do polêmico banqueiro Daniel Dantas.


Do Jornal do Brasil

Os anúncios recentes de descobertas de reservas minerais do país revelam que não é só Eike Batista quem tem o mapa da mina.

O governo de Mato Grosso anunciou depósitos com 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e 450 milhões de toneladas de fosfato.

Quem tem as lavras das jazidas, na região de Mirassol D’Oeste- MT, é a GME4.

A empresa é do polêmico banqueiro Daniel Dantas.

Não é de hoje que Dantas sabe onde pisa. A sua mega-Agropecuária Santa Bárbara, conglomerado de fazendas no sudeste do Pará, com tamanho igual ao estado do Sergipe, está estrategicamente numa região com subsolo de potencial mineral.

Alvo da Operação Satiagraha que culminou com sua prisão em 2008, Dantas enviara meses antes o investidor Naji Nahas ao Oriente Médio e ao Norte da África para negociar a venda das terras por US$ 20 bilhões, revelou à coluna um integrante da operação. Não encontrara comprador. Ainda.

Vaca sagrada

Em suma, os 450 mil bois de Dantas que vagam pelas imensas fazendas são pretexto para

que as terras não sejam consideradas improdutivas pelo governo e alvo do Movimento dos sem terra.

Os sem-noção

Apesar de não fazer ideia do local onde pisa, o MST promove esporádicas invasões a uma das sedes da Santa Bárbara. Numa delas, viraram e depredaram até um monomotor.

B.O.

Daniel Dantas foi condenado a dez anos de prisão em regime fechado por corrupção ativa, e por tentativa de suborno a um delegado da PF. Está solto porliminar de um ministro do STJ até que o processo de suspeição do juiz Fausto de Sanctis, seu carrasco, seja concluído.

Atualização

Até o fechamento desta edição, Dantas estava solto.