Famílias Sem Terra ocupam área pública em Quixadá

Por Marcelo Matos Da Página do MST Cerca 50 famílias do MST ocuparam a fazenda Lavoura Seca, a quatro quilômetros do centro de Quixadá, no sertão central do Ceará, na manhã desta segunda-feira. A área pertence ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas é utilizada pela prefeitura municipal de Quixadá e pela Universidade Federal do Ceará, que desenvolvem na área um projeto experimental. As famílias reivindicam a área para fins de Reforma Agrária, para que possam trabalhar e construir suas moradias.


Por Marcelo Matos
Da Página do MST

Cerca 50 famílias do MST ocuparam a fazenda Lavoura Seca, a quatro quilômetros do centro de Quixadá, no sertão central do Ceará, na manhã desta segunda-feira.

A área pertence ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas é utilizada pela prefeitura municipal de Quixadá e pela Universidade Federal do Ceará, que desenvolvem na área um projeto experimental.

As famílias reivindicam a área para fins de Reforma Agrária, para que possam trabalhar e construir suas moradias.

Além da fazenda Lavoura Seca, o MST reivindica a vistoria e imissão de posse de outras áreas no município.

“Ainda há muitos latifúndios e concentração de terras em Quixadá”, afirma o coordenador do MST Ricardo Messias.

O gerente da fazenda, que se identificou como Francisco, disse que a área não está sendo utilizada. “Só às vezes quando vem alunos dos cursos da UFC”.

O trabalhador disse também que apoia a Reforma Agrária. “Não sou contra a ocupação. Estou aqui para ajudar”, disse Francisco.

A ação conta também com apoio de várias entidades do município, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá.