Realização do congresso da CLOC no Equador está garantida

Da comunicação do Congresso da CLOC A rebelião policial que se estendeu, no último 30 de setembro, por várias cidades do Equador, fazendo surgir rumores de uma tentativa de golpe de estado, foi suprimida pelo governo Correa. Quito e todo o país do Equador começam a retornar à normalidade. O exército permanece nas ruas, a polícia está afastada temporariamente e o país continua em estado de exceção. Mesmo assim, as atividades diárias do povo equatoriano se mantém com aparente normalidade.


Da comunicação do Congresso da CLOC

A rebelião policial que se estendeu, no último 30 de setembro, por várias cidades do Equador, fazendo surgir rumores de uma tentativa de golpe de estado, foi suprimida pelo governo Correa. Quito e todo o país do Equador começam a retornar à normalidade.

O exército permanece nas ruas, a polícia está afastada temporariamente e o país continua em estado de exceção. Mesmo assim, as atividades diárias do povo equatoriano se mantém com aparente normalidade.

Dessa forma, a CLOC – Via Campesina reafirma a realização do seu V Congresso, que terá início nessa semana, dia 8 de outubro. As atividades desse importante momento para movimentos e organizações sociais camponesas de toda a América, serão realizadas até o dia 16 de outubro.

O momento político latinoamericano mostra a necessidade da realização de um evento como esse, onde serão discutidas a conjuntura americana, a crise do capital, a construção de um projeto popular para o continente, a união dos povos e o enfrentamento aos grandes projetos do capital.

A Universidade Central do Equador, em Quito, irá acolher os cerca de mil delegados e delegadas de todo o continente, bem como todas as atividades do Congresso.

Os participantes se dividirão entre a III Assembleia de Jovens (8 e 9 de outubro), a IV Assembleia de Mulheres do Campo (10 e 11 de outubro) e o V Congresso da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações Camponesas – CLOC (13 a 16 de outubro).

No dia 12 de outubro será realizada uma mobilização conjunta dos delegados e delegadas da CLOC e dos participantes do IV Fórum Social das Migrações, que também será realizado em Quito, de 8 a 12 de outubro.