Perfil de Adão Pretto será lançado em Feira do Livro de Porto Alegre

Por Mayra Lima Da Página do MST Para um parlamentar incomum, uma homenagem original. Não poderia ser diferente ao se tratar de Adão Pretto, parlamentar cuja vida política sempre esteve atrelada às lutas sociais, coisa rara nos dias de hoje. Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados publicou um perfil parlamentar de um deputado, baseado em depoimentos de quem conviveu com ele. O lançamento será quinta-feira (11/10), na Feira do Livro de Porto Alegre, no estande do Senado Federal.


Por Mayra Lima
Da Página do MST

Para um parlamentar incomum, uma homenagem original.

Não poderia ser diferente ao se tratar de Adão Pretto, parlamentar cuja vida política sempre esteve atrelada às lutas sociais, coisa rara nos dias de hoje.

Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados publicou um perfil parlamentar de um deputado, baseado em depoimentos de quem conviveu com ele.

O lançamento será quinta-feira (11/10), na Feira do Livro de Porto Alegre, no estande do Senado Federal.

No livro, a trajetória do Sem Terra que chegou a Brasília por meio do voto popular.

Não perdendo o jeito camponês de atuar, era a voz de milhares de trabalhadores rurais espalhados pelo Brasil.

A morte do deputado Sem Terra comoveu a militância dos movimentos sociais.

Poucos conseguiram o respeito que Adão Pretto conquistou, fruto de anos de coerência política e clareza de que o mandato não era de um deputado só.

Adão Pretto sempre estará presente no MST.

Uma bela história

Natural de Coronel Bicaco (RS) e criado em Miraguaí (RS), Adão Pretto iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Rio Grande do Sul.

Diversos projetos de lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores são de autoria do petista. Entre eles o projeto do Seguro Agrícola nacional. Em 1987, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque. Como deputado federal, teve cinco mandatos, sempre voltados para a questão agrária e a luta dos movimentos sociais do campo e da cidade.

Lançamento do Perfil Parlamentar do Deputado Adão Pretto
Feira do Livro de Porto Alegre, Praça da Alfândega. Estande do Senado Federal
Quinta-feira (11/10), às 19h.