Escola de Assentamento recebe visita do MEC, em SC

Por Fabio Reis
Da Página do MST

Por Fabio Reis
Da Página do MST

Na quinta-feira, (17/02), um consultor do MEC – Ministério da Educação visitou a escola de Ensino Médio do MST, Paulo Freire, no Assentamento José Maria, em Abelardo no Oeste de Santa Catarina.
 
Após analisar vários projetos de escolas do meio rural, o consultor do MEC, Anderson Pena, optou por conhecer a experiência da escola Paulo Freire, que ao longo de vários anos vem realizando trabalhos voltados à educação do campo, trabalhando com a realidade específica dos camponeses, que vivem nos assentamentos da região.

Durante a visita, Anderson expões a intencionalidade da pesquisa que o MEC vem construindo. Segundo ele, as analises nas escolas são fundamentais para que o Ministério conheça melhor a realidade do ensino, para propor políticas públicas, que de fato condizem com a necessidade dos jovens, crianças e famílias assentadas.

Pena complementa ainda, que o trabalho que o MST vem fazendo, a partir de uma educação voltada e articulado com o dia a dia das famílias Sem Terra, contribui de forma significativa para melhorar a forma de pensar o ensino para o meio rural.

A escola Paulo Freire conta hoje com cerca de 150 educandos, um curso técnico em agroecologia e uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos, em nível médio.