Vereador do PCdoB é ameaçado de morte em Minas Gerais

 

 

Por Vermelho

O vereador do PCdoB, Camilo de Lelis Fernandes, de Campo do Meio, no Sul de Minas foi ameaçado de morte, em frente ao Batalhão Policial na cidade, pelo fazendeiro Jovane Filho de Souza Moreira e dois comparsas. A ameaça aconteceu neste segunda-feira (21) quando Juninho, como é conhecido, entrou na frente do carro do vereador e na presença de várias testemunhas, de arma na cintura, disse: “você vai morrer agora porque o seu povo invadiu a Usina de meu pai”.

Surpreendido, e com a iminência de uma tragédia, o vereador saiu em disparada com seu veículo. O fazendeiro se referia a uma grande ocupação realizada pelo MST ocorrida no início da madrugada da segunda-feira na sede da Fazenda da ex-Usina Ariadinópolis, uma massa falida que se transformou um conflito agrário que se arrasta há mais de 14 anos.

Segundo representantes do MST, a Ocupação da sede da Fazenda da ex-Usina Ariadinópolis tem como objetivo pressionar o Governo Federal para que desaproprie a Fazenda, palco de um dos maiores conflitos agrários do Brasil, e assentem ali 600 famílias de sem-terra que tenham terra para trabalhar e viver em paz.

Nos arredores do Assentamento, a história da luta pela terra é marcada por conflitos e descaso. Nestas terras também está o maior conflito de terras do MST em Minas Gerais” que se trava nas terras da antiga usina Ariadnópolis, desativada desde 1992. Os proprietários da usina e das terras, que somam um total de 6,6 mil hectares, deixaram uma dívida de R$ 5 milhões com os trabalhadores e mais R$ 392 milhões com bancos públicos e privados.

Os próprios ex-trabalhadores da antiga usina ocuparam as terras, devido a imensa dívida trabalhistas que não foi paga. Esta ocupação foi em 1997. De lá pra cá, milhares de famílias, tanto dos ex-trabalhadores como famílias pobres que queriam um pedaço de terra passaram por essas terras. Não há, porém, uma postura do Estado para fazer destas terras área de reforma agrária.