MST retoma marcha pela Reforma Agrária e parte para Sarandi

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

As famílias do MST retomaram a marcha em direção à cidade de Carazinho, na manhã desta segunda-feira. Os 400 sem terra saem de Barra Funda, onde passaram o final de semana, e seguem para o município de Sarandi.

No local, as famílias irão fazer panfletagens e visitas a escolas para falar sobre o objetivo da mobilização e a reforma agrária. As famílias permanecem em Sarandi pelo menos até esta terça-feira (05), quando ocorre, às 10h em Porto Alegre, uma reunião com os governos federal e estadual para tratar do assentamento das 1 mil famílias acampadas no RS. A partir do que for apresentado na audiência, os trabalhadores irão discutir, à tarde, o andamento da mobilização.

Os Sem Terra exigem que os governos estabeleçam um cronograma a curto prazo para assentar, com urgência na região metropolitana de Porto Alegre e na região Norte, todas as famílias acampadas no estado. O Governo Tarso Genro sinalizou que irá efetivar a desapropriação da Fazenda Palermo para a reforma agrária, mas não é o suficiente, já que na área cabem apenas 54 famílias.

Acordo

Em 2007, durante a marcha do MST em direção à Fazenda Guerra, o governo federal firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, em que se comprometia a assentar todas as famílias acampadas em um ano. Os sem terra cumpriram a sua parte, encerrando a marcha. Passados três anos, o governo federal não cumpriu o acordo.