Câmara homenageia mortos no Massacre de Carajás

 

Por Mayrá Lima e Josiane Canterle
Da Página do MST

 

O 17 de Abril é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, de acordo com decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, a partir de proposição da então senadora Marina Silva.

Nesta quinta, às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário "Eldorado dos Carajás 15 anos de impunidade", no auditório Nereu Ramos, em Brasília.

 

Por Mayrá Lima e Josiane Canterle
Da Página do MST

 

O 17 de Abril é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, de acordo com decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, a partir de proposição da então senadora Marina Silva.

Nesta quinta, às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário “Eldorado dos Carajás 15 anos de impunidade”, no auditório Nereu Ramos, em Brasília.

O ato contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), além do dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues.

Leia também
Sem Terra recebem homenagem com maior comenda do Rio
Sobreviventes lançam manifesto nos 15 anos do massacre
Entre na página especial da Jornada pela Reforma Agrária 2011

A atividade, proposta pelo deputado federal, Marcon (PT-RS), é uma forma de reavivar a memória daqueles que perderam a vida lutando pela realização da Reforma Agrária.

O seminário também faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST. 

“É para não deixar esquecida esta sangrenta história, para denunciar a impunidade das autoridades que milhares de militantes do MST se colocam em marcha durante o mês de abril, na jornada de lutas, e que nós lutamos aqui no parlamento, para que a Reforma Agrária aconteça”, disse Marcon.

O Massacre

No dia 17 de abril de 1996, 19 Sem Terra do Pará foram assassinados e mais 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará.

A chacina ocorreu quando 1.500 trabalhadores rurais estavam acampados na região fizeram uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras.

Já se passaram 15 anos desse triste episódio sem que ninguém fosse punido. O Massacre de Eldorado dos Carajás mancha a história do Brasil; um retrato infeliz da ação do latifúndio brasileiro contra a Reforma Agrária.

O Seminário Eldorado dos Carajás é um momento de reavivar a memória daqueles que tombaram na luta pela democratização da terra. Um momento de reacender a mística que anima a luta de tantos trabalhadores e trabalhadoras que querem justiça social.
 

Seminário Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade

Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Brasília, DF.
Horário: 9h

Programação

09h – Abertura:  Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, Deputado Marcon (proponente);

10h-  Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade -; Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; João Paulo Rodrigues (MST); Senadora Ana Rita

12h – Falas de encerramento