Jornada de lutas garante conquistas no Ceará

 

Por Helena Martins e Marcelo Matos
Da Página do MST

 

 

Por Helena Martins e Marcelo Matos
Da Página do MST

 

O MST assegurou a destinação de R$4,5 milhões para a realização de 5.446 quintais produtivos, além de apoio à assistência técnica e garantia da construção de escolas nos assentamentos, em reunião com o governo do estado do Ceará, no dia 19 de abril.

O governo fez o compromisso também de fazer a emissão de posse de áreas para as famílias Sem Terra com agilidade.

Com isso, o MST finalizou o acampamento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do governo estadual, que foi responsável pela pressão necessária para garantir conquistas para os trabalhadores Sem Terra. Os trabalhadores retornaram para suas regiões.

Ivo Gomes, chefe de gabinete do governador Cid Gomes, se comprometeu a encaminhar alteração ao projeto de lei que trata do financiamento dos Quintais Produtivos.

Ele disse que a mudança no projeto será feita pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio de uma emenda que será encaminhada nesta semana à Assembleia Legislativa. A alteração prevê o financiamento do Quintal Produtivo de até R$ 2,5 mil por família assentada.

A Secretaria de Cultura aceitou a proposta do movimento de fazer um projeto de mapeamento das ações culturais desenvolvidas em assentamentos estaduais, além de fazer uma publicação sobre memória das lutas camponesas no Ceará.

O MST garantiu também uma reunião com o Ministério das Comunicações para discutir a implementação de Casas Digitais e a universalização da banda larga no campo, dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).