Ônibus escolar é incendiado em Aldeia de Miranda no MS

 

Da Gazeta do Pantanal



Na noite de sexta-feira (3), por volta das 23h00, um ônibus da frota do Transporte Escolar de Miranda, que faz o trajeto entre a área urbana e a Aldeia Cachoeirinha, foi vítima de ação criminosa. Indivíduos ainda não identificados atiraram um Coquetel Molotov na para-brisa dianteiro do lado direito do motorista.

 

Da Gazeta do Pantanal

Na noite de sexta-feira (3), por volta das 23h00, um ônibus da frota do Transporte Escolar de Miranda, que faz o trajeto entre a área urbana e a Aldeia Cachoeirinha, foi vítima de ação criminosa. Indivíduos ainda não identificados atiraram um Coquetel Molotov na para-brisa dianteiro do lado direito do motorista.

O atentado aconteceu na primeira entrada que leva à Aldeia Babaçu (que faz parte do complexo Cachoeirinha). Com o impacto o para-brisa quebrou e a gasolina se espalhou pela parte dianteira do ônibus. Ao mesmo tempo diversas pedras foram atiradas nas janelas do lado direito, quebrando diversos vidros, inclusive os da porta.

O motorista, Laércio Xavier Correia, assim como outras cinco pessoas que estavam nos bancos da frente foram atingidas pela gasolina em chamas, todas sofrendo queimaduras graves. Foram atingidas pelas chamas as seguintes pessoas: Nayara Francisco Vitor (18), Rosana de Oliveira Martins (29), Lurdivane Pires (28), E. F. L. (16) e E. S. (15).

Os feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal de Miranda, transportadas por ambulâncias da Prefeitura. Diante da gravidade dos ferimentos, quatro deles foram encaminhados para a Santa Casa de Campo Grande. São eles: Laércio Xavier Correia, E. F. L., Rosana de Oliveira Martins e Lurdivane Pires, sendo que o estado dos três últimos é considerado grave.

O incidente só não tomou maiores proporções porque as pessoas abriram a saída de emergência localizada na janela dos fundos e pularam para fora do ônibus.

Ao tomarem conhecimento do fato o encarregado da empresa de ônibus, que é terceirizada, assim como o encarregado pelo transporte escolar da Prefeitura Municipal, compareceram imediatamente ao local, prestando atendimento às vítimas.

O fato foi levado ao conhecimento da Polícia Militar que deslocou uma viatura com os PMs: Romel Adriano Ojeda, Wilson José de Lima e Marcos Antônio Silva, que fizeram os devidos levantamentos no local. Infelizmente não foi possível identificar os autores da ação criminosa, e foi lavrado o competente Boletim de Ocorrência. Na manhã seguinte a Polícia Civil também esteve no local fazendo os devidos levantamentos.

A secretária de Educação, professora Mara Batista Almeida, assim como o empresário Gerson Lopes, mantiveram plantão no hospital no sentido de que toda a assistência necessária fosse prestada. Comunicado do fato, o prefeito Neder Vedovato determinou empenho em atender todas as vítimas.

Na manhã de sábado (4) o coordenador municipal da Funai, Evair Borges, acompanhado pelo Cacique Adilson (Aldeia Cachoeirinha) e pelo líder indígena Ramãozinho, estiveram na garagem da empresa, onde mantiveram contatos com o proprietário do ônibus, senhor Gerson Lopes, assim como com a secretária de Educação, Mara Batista Almeida. O fato foi comunicado à Funai e à Polícia Federal, a quem compete as investigações.

Na oportunidade, os líderes afirmaram que já está sendo realizada uma investigação dentro da própria comunidade e que já teriam pelo menos um suspeito.

Para o proprietário do veículo é inconcebível que uma pessoa tenha a capacidade de cometer um ato desses, arriscando a vida de pessoas.

Gerson Lopes lembrou que tanto a empresa quanto a Prefeitura Municipal tem feito todo o possível para prestar um atendimento de qualidade aos estudantes. Gerson salientou que recentemente a frota passou pela inspeção do Detran, tendo os ônibus sido aprovados em todos os quesitos.