Jornada de Agroecologia lança livro sobre Porecatu


Da Equipe de Comunicação

Da Equipe de Comunicação

­­­­­­­­­Será lançado nessa quinta-feira (dia 23) o livro Porecatu: a Guerrilha que os Comunistas Esqueceram, de Marcelo Oikawa.

O lançamento é parte da programação da 10ª Jornada de Agroecologia, que inicia nessa quarta-feira (22) e vai até sábado (25), no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A cerimônia de lançamento vai acontecer no Ginásio do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) da UEL, a partir das 19h30.

A guerrilha de Porecatu durou sete anos – de 1944 a 1951. Com o envolvimento do Partido Comunista do Brasil – PCB – em 1948, chegou a controlar um perímetro de 40 quilômetros quadrados. Nesse período os posseiros fundaram as duas primeiras associações de lavradores do Brasil (…) já com o nome de Ligas Camponesas.

A disputa pelas terras devolutas também levou à assinatura do primeiro decreto de desapropriação de terras para fins sociais do país. Foi lá que a palavra camponês foi usada pela primeira vez para designar o trabalhador rural sem terra, arrendatário, colono ou pequeno proprietário. (Informações da contra-capa).

Marcelo Oikawa é jornalista, paulista, foi repórter dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, atuou na região norte do Paraná e foi correspondente de diversos outros veículos de comunicação. Oikawa também foi aluno da primeira turma de jornalismo da UEL.

O trabalho é resultado de 20 anos de pesquisa.

“Livros esquecidos no fundo de estantes, em documentos empoeirados, em arquivos obscuros ou trancados a sete chaves, em jornais da época, em obras acadêmicas recentes, junto a velhos comunistas, a familiares descendentes dos posseiros combatentes, varrendo a região conflagrada, o livro que você começa a degustar vem preencher uma lacuna injustificável”, observa o professor Osvaldo Heller da Silva, Professor de sociologia da Universidade Federal do Paraná, que escreve a orelha do livro.

A obra será lançada pela editora Expressão Popular.