Ervas resistentes ao glifosato levam agricultores ao ‘desespero’ nos EUA

Do Sul 21

A resistência de ervas daninhas ao herbicida Roundup, da Monsanto, está levando agricultores do Estado norte-americano de Missouri a recorrerem à antiga prática da capina em plantações de algodão. Em casos mais graves, os agricultores estão fazendo “coquetéis” de agrotóxicos ainda mais prejudiciais à saúde e ao meio–ambiente.

A informação é do jornal Saint Louis Today, em reportagem publicada no último domingo (17). Na matéria intitulada “Ervas daninhas resistentes deixam agricultores desesperados”, o jornal informa que cada vez mais ervas daninhas estão se tornando resistentes ao Roundup da Monsanto, vendido genericamente como o glifosato, forçando os agricultores a usar outros herbicidas em suas lavouras de algodão, milho e soja.

“Eles estão ficando sem opções? A resposta simples é: sim”, diz ao jornal o cientista da Universidade de Illinois, Aaron Hager. “É irônico que o glifosato tenha sido vendido como alternativa para esses pesticidas mais velhos, e agora os agricultores estão usando novamente “, afirma o analista do grupo Environmental Working Group, Brett Lorenzen.

O problema da resistência das ervas daninhas ao glifosato é antigo. Em 2006, um estudo da Universidade de Passo Fundo (UPF), na região norte do Rio Grande do Sul, mostrou que pelo menos quatro plantas daninhas se mostravam resistentes ao glifosato da Monsanto. A própria Monsanto confirmou parcialmente a informação no ano seguinte. Na época, noticiou-se que os agricultores da região estavam recorrendo a agrotóxicos proibidos pela legislação brasileira.