PT defende novos índices de produtividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Página do MST

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Página do MST

O 4º. Congresso Nacional Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, realizado em Brasília, aprovou em resolução política a defesa da Reforma Agrária e da agricultura familiar.

De acordo com o documento aprovado, a Reforma Agrária é “fundamental para o desenvolvimento econômico, a produção de alimentos, o desenvolvimento regional, o fortalecimento dos pequenos centros urbanos, a inclusão social e o combate à fome e à miséria nas zonas rurais do país”.

O partido acusa os inimigos da Reforma Agrária de anacrônicos e de “ideólogos da propriedade privada sem função social”.

Leia também
Carlos Lupi conhece experiências do MST

Segundo o partido, esse segmento utiliza “práticas regressivas como o trabalho escravo ou semi-escravo, a destruição de biomas e as agressões ao meio ambiente e a compra de imensas extensões de terras por empresas estrangeiras, que consideramos fundamental combater”.

A resolução cobra também “políticas como a precisão dos vários critérios estabelecidos na Constituição Federal para a definição da função social da propriedade, a revisão dos índices caducos de produtividade hoje vigentes, e a utilização massiva de terras públicas no campo para assentamentos da reforma agrária”.

O congresso do PT foi realizado em Brasília entre 2 e 4 de setembro, em Brasília.

Abaixo, leia trechos da resolução

“Setores conservadores afirmam que a questão agrária não é mais central no desenvolvimento da economia nacional, pelo aumento da produtividade do latifúndio e sua integração às políticas do agronegócio. Não é esta a visão do PT: a reforma agrária integra nosso ideário, nosso programa democrático e popular, bem como as Diretrizes Gerais do Programa de Governo do 4º. Congresso Nacional do PT. Ela é vista como fundamental para o desenvolvimento econômico, a produção de alimentos, o desenvolvimento regional, o fortalecimento dos pequenos centros urbanos, a inclusão social e o combate à fome e à miséria nas zonas rurais do país”
 
“Reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar podem coexistir com o agronegócio, dentro de um planejamento econômico orientado pelos interesses nacionais, sem que sejam condenados ao anacronismo a que lhe destinam os ideólogos da propriedade privada sem função social”

“Anacrônicos são as práticas regressivas como o trabalho escravo ou semi-escravo, a destruição de biomas e as agressões ao meio ambiente e a compra de imensas extensões de terras por empresas estrangeiras, que consideramos fundamental combater”.

“Políticas como a precisão dos vários critérios estabelecidos na Constituição Federal para a definição da função social da propriedade, a revisão dos índices caducos de produtividade hoje vigentes, e a utilização massiva de terras públicas no campo para assentamentos da reforma agrária são caras ao PT e integram nossa plataforma para a presente conjuntura”
 

Clique aqui para fazer o download da íntegra da resolução do PT